Angola vence Mali na estreia do AFROCAN
A determinação do jovem Kelvin Albino, extremo poste do Grupo Desportivo Interclube B, permitiu à Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol somar os primeiros dois pontos, mercê do triunfo, sábado, no Pavilhão Arena do Kilamba, frente ao Mali, por 72-55, em partida referente à primeira jornada do Grupo B da fase preliminar do AfroCAN, presenciada pelo Presidente João Lourenço e pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
Angola teve de aguardar pelo derradeiro período para mostrar a sua superioridade, ante um adversário que mostrou alguma qualidade no seu jogo exterior. Aníbal Moreira foi obrigado a solicitar um desconto de tempo, aos quatro minutos e 54 segundos do fim do primeiro quarto, face à apatia defensiva que a sua rapaziada apresentava.
Ao contrário do que se esperava, foram os malianos que assumiram o comando das operações, principalmente, nos primeiros quatro minutos, quando venciam no parcial, por 6-15. Após a reprimenda do seleccionador nacional, a Selecção melhorou significativamente a defesa e passou a incomodar mais o cesto do adversário.
Mais certeiros nos lançamentos a longa distância, a selecção do Mali assumiu sempre a marcha do marcador até ao minuto seis do segundo período, quando o “cinco” Nacional conseguiu reduzir a diferença para apenas um ponto (32-33).
Kelvin Albino, extremo poste do Grupo Desportivo Interclube, era o mais inconformado, ao contrário do capitão Glofate Buiamba, que continua ressentido com a sua ausência para o Mundial da Ásia.
Os últimos dois minutos do segundo período, Angola passou a pressionar mais o adversário, que se mostrou impotente. Neste período, os angolanos tomaram de assalto a liderança da marcha do marcador, para a satisfação dos adeptos que marcaram presença no Pavilhão Arena do Kilamba.
A Selecção Nacional vencia ao cabo dos primeiros vinte minutos por cinco pontos de diferença (42-37). À semelhança do que aconteceu no primeiro quarto, os angolanos entraram apáticos no terceiro período.
Apesar de estar completamente “ausente” do jogo, Aníbal Moreira insistia em manter na quadra o jovem Glofate Buiamba.
Em um minuto e meio, os malianos venciam no parcial por 4-0, perfazendo 42-41, quando restavam seis minutos e 46 segundos para finalizar o terceiro período. Nesta fase registou-se um apagão nas duas selecções.
E, para não variar, Kelvin Albino voltou a agitar os adeptos, que estavam quase que adormecidos, perante a fraca qualidade de jogo que as duas selecções proporcionavam neste terceiro quarto. Mali venceu no parcial, por 12-11.
A vencer por quatro pontos de diferença (53-49), a Selecção Nacional entrou mais concentrada no derradeiro período, onde esteve defensivamente irrepreensível.
Os angolanos anotaram 19 pontos, contra 6 do opositor. Kelvin Albino, com 19 pontos, foi o cestinho da partida, para além de ter capturado 18 ressaltos, ao passo que Brás Macachi terminou o desafio com 11 pontos.
A Selecção Nacional, com esta vitória, assumiu a liderança do Grupo B, com dois pontos, seguido do Mali com um. A Nigéria folgou por imperativo de calendário.
Fonte: JA