Publicidade
NotíciasSociedade

Angola proíbe a importação de carnes, mas os avicultores não sabem quanto frango é produzido no país

Segundo o presidente da Associação, Rui Santos, em entrevista ao OPAÍS, neste momento, não há dados exactos, apesar de garantir que há produção interna, prevendo para este ano, 2025, colocar ao mercado 10 mil toneladas, embora este número não seja suficiente para atender o mercado.

Por esta razão, Rui Santos anunciou, para breve, o início de um levantamento estatístico nas diferentes províncias para se saber qual é a capacidade instalada de cada uma, de modos a serem apresentados ao Executivo. Rui Santos disse que, apesar disso, apoia a medida tomada pelo Executivo porque vai incentivar a aceleração da produção locar da carne de frango.

“Nós temos que partir para a produção e o Executivo peca porque essa medida surge tardiamente”, disse. De acordo ainda com Rui Santos, a Associação dos Avicultores de Angola assumiu junto do Executivo o compromisso de produzir, este ano, 10 mil toneladas de carne de frangos, mas reafirma que este número não vai atender os cerca de 36 milhões de habitantes.

Entretanto, sublinha que nem todos consomem frango, talvez 60% no meio urbano e 40% do meio rural, porque há quem tenha as suas produções de galinha para consumo de subsistência. As necessidades dos produtores estão identificadas, rações, soja, sobretudo.

O mercado angolano ainda não é auto-suficiente em milho e na soja, que é 70% é importada. Os produtores pedem, por isso, apoio institucional do Executivo, por exemplo, para subsidiar a importação de milho e da soja.

Fonte: O Pais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo