Três instrumentos jurídicos foram assinados nesta segunda-feira, 08, em Luanda, entre Angola e Timor Leste, nos domínios da cooperação, de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e serviço, consultas políticas e estudos diplomáticos.
Os três instrumentos jurídicos rubricados foram testemunhados pelos presidentes dos dois países, João Lourenço e José Ramos Horta, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo fez saber o presidente Ramos Horta, que enalteceu, igualmente, o papel de Angola na afirmação de Timor, bem como os 50 anos de independência que Angola assinala em 2025.
O presidente José Ramos Horta disse também que na conversa com o homólogo angolano não falaram somente de factos históricos, mas, do contexto económico na CPLP, com vista concretização de alguns actos de cooperação, e considerou de uma aula magna sobre as questões internacionais.
Já, o Presidente da República, João Lourenço, disse que existe um grande interesse de cooperar com o Timor Leste no sector da agro-pecuária, com vista a fazer uma transição para a industrialização, que passa por uma grande investimento em infra-estruturas.
João Lourenço disse, por outro lado, que já é muito bom que se consiga isenção de vistos em passaportes diplomáticos e serviço, “já é um bom sinal”, mas, pediu calma.
Fonte: CK