O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, analisou, quarta-feira, questões sobre a segurança na fronteira entre Angola e a Namíbia, no quadro das relações no domínio da defesa entre os dois países.
A discussão teve lugar em Luanda, durante um encontro com o chefe do Estado-Maior para Inteligência e Defesa da Namíbia, brigadeiro-general Natanael Ngolo. Uma nota, divulgada no final do encontro, refere que as duas entidades também analisaram aspectos sobre a necessidade do controlo e aberturas de vias de acesso. Francisco Furtado e Natanael Ngolo debruçaram-se, de igual modo, sobre a intensificação de acções conjuntas no combate à imigração ilegal e ao contrabando.
A delegação namibiana encontra-se em Angola a convite da congénere de inteligência e segurança militar. As relações entre Angola e Namíbia, na condição de Estados independentes, foram estabelecidas a 18 de Setembro de 1990.
Angola foi o primeiro país a reconhecer a Independência da Namíbia e a formalizar relações diplomáticas.
A fronteira entre Angola e a Namíbia foi reaberta no dia 1 deste mês, depois de dois anos encerrada, devido à pandemia da Covid-19.
Fonte: JA