A Selecção de Angola defronta hoje, às 17h00, no Estádio Baba Yara, o Ghana, em desafio referente à 3ª jornada do Grupo E de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol de 2024 a disputar-se na Côte d´Ivoire.
Os Palancas Negras, designação da Selecção de Angola, reconhecem a difícil tarefa de medir forças com os Black Stars (estrelas negras, em tradução livre de inglês para português), mas a ambição de alcançar um resultado positivo coloca-os na rota para o próximo CAN. Num recinto hostil para os pupilos de Pedro Gonçalves, o objectivo é único: trazer alguns pontos na bagagem.
Nos quatro duelos entre si, o combinado nacional nunca venceu os ghanenses; soma duas derrotas e dois empates. O histórico está a favor dos comandados de Chris Hughton, o novo seleccionador dos Black Stars.
O futebol é uma caixinha de surpresas e ninguém ganha antes do jogo iniciar. Os Palancas Negras têm uma palavra a dizer, quando entrarem no Estádio Baba Yara, na cidade de Kumasi, para discutir o resultado até ao apito final do árbitro.
No histórico de participações nas competições do continente africano, o Ghana conquistou quatro CAN´s e tem várias participações no Campeonato do Mundo. Os números apontam o favoritismo aos ghanenses que, no seu reduto, tudo farão para somar mais uma vitória. Desfazer-se do empate de pontos na tabela de classificação (com quatro) com os Palancas Negras constitui a missão dos black stars.
Os nomes não jogam, mas podem ter um certo peso no desafio. Andre Ayew e Jordan Ayew comandam uma orquestra que os pupilos de Pedro Gonçalves não querem ver afinada no duplo confronto, a começar por hoje.
Aguarda-se por um jogo bem disputado, no qual o combinado nacional terá de manter a concentração defensiva que faltou nos momentos decisivos nos últimos jogos. Agora, com jogadores mais experientes, que actuam em vários campeonatos europeus e pelo mundo, podem escrever uma nova história nos duelos entre os dois combinados.
A Selecção Nacional encara o desafio com alto nível de responsabilidade, justificado pelo facto de o prepararem na Argélia. Só escalaram o solo das terras de Kwame Nkrumah na última terça-feira para se ambientar ao clima do país.
Em declarações à imprensa, ontem, o seleccionador nacional Pedro Gonçalves destacou a motivação que reina no seio dos jogadores e manifestou a confiança num resultado positivo diante dos Black Stars.
“Vamos para este desafio com um espírito forte, convicto de fazer um bom jogo e conseguir um resultado positivo. Queremos mantermo-nos na corrida para o CAN. Estamos motivados e confiantes no nosso trabalho e naquilo que podemos fazer”, concluiu.
Fonte: JA