O primeiro carregamento de Kizaca tirada de Angola para os Estados Unidos da América foi feito nesta quinta-feira, 21 de Setembro, através da empresa angolana “Foodcare Lda”, no Centro de Logística e Distribuição de Luanda, em Viana. Para além deste produto, o país exportou também para o mercado americano a fuba de milho, fuba de bombó, kikuanga, e catato.
A acção, que se insere no quadro da Lei Norte-Americana sobre Crescimento e Oportunidade para África (AGOA), permitiu que ao todo fossem transportadas 23 toneladas de produtos mistos. Segundo a Ministra Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos em Angola, Mary Emma, diz que ainda são poucos os produtos, esperando, futuramente, que o nível das exportações possam aumentar, uma vez que acredita que esta seja uma forma de “promover a diversificação econômica”.
A segunda encomenda de produtos alimentares nacionais poderá ser enviada em Janeiro de 2024, por via do financiamento do Programa de Comércio e Investimento na África Austral, isento de pagamento de qualquer taxa aduaneira, em mais de sete mil produtos oriundos de países da África Subsariana.
Fonte: XAA