O Presidente da República, João Lourenço, considerou esta segunda-feira, em Luanda, o Turismo como sendo “muito importante para a economia nacional, no quadro do esforço do seu governo para a diversificação da economia, tendo apontado como uma das fontes alternativas de receitas, sobretudo de divisas e impulsionador da economia não petrolífera.
“O Turismo é um bom embaixador dos países, porque leva o nome desse país para os quatro cantos do mundo. E é um dos sectores que cria bastante emprego”, disse, sublinhando que o seu governo está a lutar contra o desemprego, sobretudo no seio da juventude.
“O Turismo é um daqueles que pode contribuir de forma considerável para baixar os índices de desemprego que, infelizmente, o país ainda vive”, afirmou.
O Chefe de Estado angolano, que falava na cerimónia da tomada de posse de Márcio de Jesus Lopes Daniel como novo ministro do Turismo, na Cidade Alta, apelou ao agora empossado, a fazer diagnóstico “para descobrir porque razão é que, com todas as condições que Angola tem, não conseguimos ainda verdadeiramente atrair turistas para o nosso país”.
João Lourenço lamentou o facto de as acções até aqui desenvolvidas pelo seu governo não estarem a atrair turistas no país, passados que estão 22 anos anos desde o fim da guerra civil em 2002.
“Levantamos ou isentamos os vistos aos cidadãos de mais de 90 países, melhoramos o ambiente de negócios no geral e, mesmo assim, o que constatamos na realidade é que não sentimos a mudança necessária no que diz respeito à procura do nosso país como um novo destino turístico”, referiu.
João Lourenço disse ainda estar consciente de que o sucesso do Turismo está dependente da colaboração e engajamento de outros departamentos ministeriais, tendo citado os sectores dos Transportes, dos serviços de Migração e Estrangeiros, da Economia, do Comércio, as próprias Autoridades locais, a nível da província, a nível do município e a própria Cultura.
“É um conjunto muito amplo de outras entidades, outros sectores, que, com o seu trabalho, devem convergir para que possamos garantir o sucesso do Turismo.
Estamos todos convidados a trabalhar com o novo Ministério do Turismo para que possamos, finalmente, fazer uma viragem significativa no quadro do Turismo no nosso país. Angola tem, efectivamente, de tudo para ter sucesso no Turismo”, rematou.
Fonte: CK