A Administração Geral Tributária (AGT) e o Serviço de Investigação Criminal (SIC) prenderam, quarta-feira, no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, um passageiro, de 37 anos, com aproximadamente 100 cápsulas de cocaína no estòmago.
De acordo com uma nota, enviada à imprensa, cidadão nacional foi interceptado durante uma operação de rotina operacional das Alfândegas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, com base nas acções de fiscalização e risco aduaneiro.
Foi identificado no momento do desembarque do vôo proveniente da Etiópia, do qual fez escala vindo de Istambul, Turquia.
O suspeito foi convidado a uma inspecção não intrusiva, com recurso ao equipamento de RX corporal, (Body Scanner), onde de imediato e pelas imagens processadas pelo equipamento de fiscalização aduaneira foram identificadas as cápsulas de cocaína no estômago que equivaliam a 1.5 kg,
O também informático de profissão nasceu na província do Zaire, município do Cuimba.
Segundo o mesmo documento, a operação foi promovida pela AGT, numa acção conjunta com o SIC e a Polícia Fiscal Aduaneira.
Após todo o processo de verificação e confirmação do ilícito o passageiro foi então encaminhado para os órgãos competentes do SIC no aeroporto, para os trâmites judiciais que se impõem junto do Ministério Público.
A acção da Administração Geral Tributária está alinhada com as medidas de reforço, no âmbito do controlo aduaneiro, implementadas pelo Executivo para combater o tráfico de droga, praticado na principal fronteira aérea do país.
No comunicado, a AGT reforça, ainda, o compromisso em proteger as fronteiras nacionais, combatendo ilícitos cambiais, narcotráfico e outras práticas criminosas que ameaçam a segurança nacional, o ambiente, a saúde pública e a estabilidade financeira de Angola.
Fonte: JA