África do Sul, Nigéria, Burkina Faso e Moçambique saem da lista cinzenta do GAFI

O Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) retirou nesta sexta-feira a África do Sul, a Nigéria, o Burkina Faso e Moçambique de sua lista cinzenta de países sujeitos a maior monitorização de riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.
Em comunicado final da reunião de três dias da sessão plenária em Paris, o GAFI apontou o “sucesso” das visitas que tiveram lugar nestes quatro países africanos e felicitou-os pelos progressos realizados.
Retirada da “lista cinzenta” significa que concluíram os planos contra o branqueamento de capitais e contra o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição maciça, pelo que deixaram de estar sujeitos a um processo de supervisão reforçada.
A decisão do órgão regulador com sede em Paris representa um marco significativo para duas das maiores economias da África, enquanto trabalham para restaurar a confiança dos investidores, reduzir o custo do capital e fortalecer a credibilidade do sistema financeiro.
Nigéria e a África do Sul foram adicionadas à lista em Fevereiro de 2023, enquanto Moçambique foi incluído em Outubro de 2022 e o Burkina Faso inicialmente em Fevereiro de 2021.
Força-Tarefa de Ação Financeira elogiou os quatro países por fortalecerem seus sistemas para combater os fluxos financeiros ilícitos.
Fonte: EM



