A decisão de representar Angola foi familiar – David Carmo
O defesa central David Carmo, convocado pela primeira vez para representar a Selecção Nacional de futebol, afirmou que a decisão foi tomada em família.
O atleta de 24 anos, ao serviço do Olympiacos da Grécia, foi convocado pela primeira vez pelo selecionador nacional, Pedro Gonçalves, para efetuar dois jogos amistosos da data FIFA no reino do Marrocos, com a congénere local, às 23 horas de hoje, sexta-feira, em Angola (22 h em Marrocos).
Caso seja opção, o mais novo integrante dos Palancas Negras evoluirá igualmente na segunda-feira no segundo amistoso com as Ilhas Comores, também a decorrer em solo marroquino.
Em uma entrevista divulgada na noite de quinta-feira no Facebook da Federação Angolana de Futebol (FAF), o jogador afirmou que a sua integração no grupo tem sido boa, ressaltando a união existente.
“É um orgulho representar o país que eu sinto, o país que eu cresci a ouvir falar. A decisão de representar os Palancas Negras foi familiar e estou aqui para ajudar, para ser mais um actvo”, disse.
Acrescentou que a excelente campanha de Angola no CAN’ 2023 (foi disputado em 2024) na Côte d’ Ivoire, aumentou as expectativas, sendo que se tentará responder o facto em campo.
David Carmo referiu ser importante iniciar a preparar bem, com estes dois amistosos, a campanha de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026.
O defesa central foi campeão europeu de Sub-19 por Portugal, em 2018. Nascido em Aveiro, onde iniciou a carreira como atleta, curiosamente no basquetebol, é filho de pai angolano.
Convocados:
(Guarda-redes) – Neblú (1.° de Agosto), Dominique (Etoile Carouge) e Landu (Sagrada Esperança)
(Defesas) – Tó Carneiro (Petro de Luanda), Davide Carmo (Olympiakos da Grécia), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Jonas Ramalho (Al Ahly de Barém), Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Jordy Gaspar (Pau de França), Kialunda Gaspar (Estrela Amadora de Portugal) e Núrio Fortuna (Gent da Bélgica)
(Médios) – Maestro (Adana Demirspor da Turquia), Domingos André (Felgueiras de Portugal), Show (Maccabi Haifa), Marcos Silva (União de Leiria de Portugal), Megue (Petro de Luanda), Estrela (Erzurumspor da Turquia) e Walter Monteiro (Sagrada Esperança)
(Avançados) – Mabululu (Al Ittihad Alexandria do Egipto), Gilberto (Petro de Luanda), Elliot Simões (Al Quaisoma da Arábia Saudita), Milson (Maccabi Tel Aviv de Israel), Chico Banza (Anorthosis do Chipre), Jérémie Bela (Clermont de França), Depú (Gil Vicente de Portugal) e Miro (Gil Vicente de Portugal).
Fonte: Angop