Publicidade
NotíciasPolitica

Presidente da República diz ao novo governador do BNA que tem de ″manter a moeda nacional forte″ – Diversificação da economia ainda muito longe de satisfazer, avisa

João Lourenço assumiu esta segunda-feira, 19, que não está satisfeito com os resultados conseguidos até hoje com a aposta na diversificação da economia nacional e pediu ao novo governador do BNA para manter a moeda nacional forte e a inflação controlada.

O Presidente da República, durante a sua intervenção na tomada de posse do novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), sublinhou mesmo que alguma tem de ser feita rapidamente para resolver esse problema.

“Alguma coisa tem de ser feita. (…) ainda há muito mais por se fazer. Ou seja, em matéria de diversificação da economia, estamos muito longe de nos darmos por satisfeitos”, disse o Chefe do Estado durante a posse de Manuel António Tiago Dias e de Rui Manuel de Sousa Malaquias, como membro do Conselho Económico e Social (CES).

João Lourenço pediu esforços redobrados ao BNA e ao Conselho Económico e Social para levar a diversificação que falta a estrutura económica de Angola.

“Quer o BNA, quer o Conselho Económico e Social, e o próprio Executivo, obviamente todos juntos, temos que dar as mãos e trabalharmos todos para esta grande empreitada da diversificação da economia. É a nossa salvação, podemos assim dizer! Enquanto não conseguirmos fazer, não nos podemos considerar salvos”, avisou.

Do Banco Nacional de Angola, segundo o Presidente da República, espera-se que o novo responsável, enquanto quadro antigo da casa, experiente, possa dar continuidade ao bom trabalho que o seu antecessor realizou até há cerca de uma semana.

Explicou que quer que Tiago Dias “coloque o BNA a cumprir com a missão de manter a moeda forte – o nosso Kwanza -, de controlar a inflação, porque só com políticas correctas do BNA é que conseguiremos ter uma economia também forte”, concluiu.

Este pedido ao novo responsável pelo Banco Central surge nua altura em que o Kwanza está em perda acelerada e a lembrar o período da crise aguda de 2021, quando chegou a raiar os 900 kwanzas por cada euro, levando a uma desconfiança acentuada dos investidores no potencial do país.

Nesta segunda-feira, o USD valia, oficialmente, no site do BNA, 740 Kz, enquanto o Euro estava, à mesma hora, perto das 15:00, a custar perto de 810 Kz.

Fonte: NJ

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo