De acordo com à Lusa, o presidente da Associação Nacional de Luta contra as Drogas, Cláudio Pinto, disse nesta Quinta-feira, 1.° de Junho, que o consumo de bebidas alcoól!cas por adolescentes e jovens aumentou em Angola nos últimos anos, apelando à aprovação da lei que visa reduzir o uso excessivo.
Segundo o responsável, a cada ano que passa, há um elevado índice de consumo de drogas em Angola, sendo as principais bebidas alcoólicas, liamba e o “crack”, incluindo novas drogas como a tembu, proveniente de uma planta descoberta na província do Cuanza-Sul, uma droga da categoria de estimulante que está a matar muita gente na região do sul.
Para Cláudio Pinto, o consumo de liamba e de bebidas alcoólicas é uma questão de saúde pública, que a sociedade civil e o Governo devem “olhar com olhos de ver”.
“Angola, com cerca de 34 milhões de habitantes, consome mais quantidades de bebidas alcoólicas do que a República Democrática do Congo, que tem 80 milhões de habitantes, do que a África de Sul, que tem 60 milhões de habitantes”, comparou.
Fonte: XAA