Nos próximos dias, o Presidente da República, João Lourenço, vai retomar em grande o combate à corrupção, tendo como principais alvos altas personalidades do MPLA, do Governo e do Estado.
À imprensa, avançou a este jornal, que está a ser preparado um processo crime contra alguns dirigentes de topo, do partido e alguns membros do governo e do aparelho do Estado, que serão exonerados, nos próximos dias.
Na reunião do Secretariado do Bureau Político do MPLA, que João Lourenço presidiu, ficou claro e deu a conhecer à direcção do partido, que o seu objectivo é retomar as duas grandes bandeiras da sua governação.
De recordar que durante o Fórum de Negócios, que decorreu em Oslo, Noruega, em Novembro passado, o Chefe de Estado angolano já havia sinalizado que retomaria o combate à corrupção e ao branqueamento de capitais, em 2023, “tendo em conta os efeitos nefastos do fenómeno da corrupção na nossa economia e sobretudo na sociedade angolana”, disse à época, aos empresários noruegueses, como incentivo para que investissem no país.
João Lourenço também destacou as iniciativas que o Governo está a implementar para combater o branqueamento de capitais, “bem como para recuperar os activos que foram constituídos com recursos públicos e que foram ilegalmente transferidos para a propriedade de terceiros“.
A fonte que temos vindo a citar, avança que, esta atitude de João Lourenço tem como objectivo “governar com decência”, bem como recuperar a sua popularidade, permitindo assim, uma saída em grande, no final do seu mandato, em 2027.
Fonte: CK