
A digitalização tecnológica e a modernização administrativa estão entre as prioridades de Angola, segundo destacou hoje, 3, a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, a margem da Cimeira Mundial do Dubai, que reúne líderes e especialistas de vários países.
A governante angolana afirmou que o país tem estado a avançar com um programa de desburocratização da máquina administrativa, incluindo sectores sensíveis como exportação, importação e serviços públicos, com o objectivo de tornar a administração mais eficiente e acessível aos cidadãos.
“Temos dado atenção especial à implementação de soluções digitais, com impacto directo na prestação de serviços ao cidadão. Actualmente, os SIAC administrativos funcionam em 14 províncias, e até ao final do ano Angola deverá contar com 16 províncias com este serviço modernizado”, disse a ministra.
A responsável reforçou que Angola trouxe para a cimeira as suas contribuições na área da digitalização e destacou a importância de políticas que promovam a empregabilidade, o combate à informalidade e à pobreza, assim como o fortalecimento dos programas de educação.
“É fundamental que o crescimento económico do país seja superior à taxa de crescimento populacional para garantirmos uma economia sustentável”, sublinhou, acrescentando que a integração regional e internacional de Angola continua a ser um eixo estratégico de desenvolvimento.
No contexto da cimeira, a ministra destacou ainda o apoio da Estônia no projecto de modernização administrativa angolano. A pequena nação europeia é considerada líder mundial em governação digital, tendo todos os seus serviços públicos digitalizados, e está a partilhar a experiência com Angola.
O encontro no Dubai inclui também a participação do Presidente da República, João Lourenço, que marcou presença no lançamento da cimeira global para investimentos no continente africano, uma iniciativa de Angola na União Africana voltada para o desenvolvimento sustentável e a mobilização de parcerias estratégicas para África.
Fonte: CK



