
O Instituto de Gestão de Activos e Privatização do Estado (IGAPE) privatizou, no primeiro trimestre deste ano, quatro grandes activos, que renderam ao Estado cerca de 200 mil milhões de kwanzas
Segundo o presidente do Conselho de Administração do IGAPE, Álvaro Fernão, em declarações à imprensa, nesta quarta-feira, 20 de Agosto, à margem da sessão de apresentação pública sobre o “Ponto de Situação da Execução do Programa de Privatizações (PROPRIV) 2023-2026”, os 200 mil milhões de kwanzas são resultantes da privatização da Fábrica de Cimento, Fábrica de Montagem de Automóveis e a Cervejeira Bela, as três pertencentes à CIF, e um supermercado no Zamba 3.
Destes activos, o que mais rendeu foi a Fábrica de Cimento-CIF, no valor de 180 mil milhões. A Fábrica de Montagem de Automóveis entra em funcionamento ainda este ano e prevê gerar mais de mil empregos.
A venda da Cervejaria Bela foi um dos ganhos do IGAPE, mas que destaca a venda das acções do BFA, em bolsa, em Setembro, como o grande marco da instituição. O Estado angolano espera arrecadar cerca de 200 milhões de euros (aproximadamente 217 milhões USD) com a venda de 29,75% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), no âmbito de uma Oferta Pública Inicial (IPO).
Fonte: OPAÍS