
Os três indivíduos que agrediram os técnicos do Agente Autorizado da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), nesta quarta-feira (02.07), no bairro da Estalagem (Km14A), no município de Viana, em Luanda, enquanto realizavam trabalhos de fiscalização, sensibilização e cobranças, podem ser condenados até 10 anos de prisão, de acordo com o Código Penal Angolano.
Desde as primeiras horas desta quinta-feira (04.07), efectivos da Polícia Nacional e técnicos da ENDE trabalham no local da ocorrência para a detenção dos três membros de uma família que ao impedir os técnicos da ENDE de efectuar o seu trabalho, partiram para agressão.
Adelina Marcos, irmã dos implicados, repudia a atitude dos seus familiares, pede desculpas públicas e garante colaborar com as autoridades para a localização e detenção dos indivíduos.
Segundo o Porta-voz da ENDE, Lauro Fortuna, tem sido frequente nos últimos dias cidadão com dividas avultadas insurgirem-se contra os técnicos da ENDE no exercício das suas funções. Neste caso em particular, o cliente está a sete meses sem pagar a conta de energia.
“Não se justifica a acção destes indivíduos. Condenamos e repudiamos veemente a atitude destes cidadãos que, para além de terem uma divida de sete meses, puseram em risco a integridade física e psicológica dos prestadores de um serviço público e essencial na vida dos cidadãos”, afirmou o responsável da ENDE.
Por sua vez, o Porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, caracteriza a acção como um crime contra pessoa e integridade física, reprova o comportamento dos autores e garante tudo fazer para detenção dos implicados.
Referir que, este é o sétimo (7º) caso de agressão dos técnicos da ENDE só em Luanda, nos últimos 15 dias.
FONTE: CO