Publicidade
CrimeEconomiaNotíciasSociedade

Fraude na AGT: Investigação Revela Uso Indevido de Credenciais de Colaboradores Ausentes para Facilitar Operações Ilegais

Fontes da imprensa, ligadas ao processo investigativo, apontam que os nove funcionários acusados no caso de desvio dos 7 mil milhões de kwanzas da Administração Geral Tributária (AGT) forneciam senhas aos ex-colegas sob licença de trabalho noutras empresas para a realização de operações fraudulentas que lesaram os cofres do Estado angolano.

Segundo fontes, com as senhas fornecidas, o grupo entrava no sistema financeiro da AGT e efectuava operações “criminosas” que consistiam em pagamentos e também na liquidação de dívidas de centenas de empresas, cujos valores, posteriormente, eram desviados e encaminhados, supostamente, para as contas bancárias da “rede criminosa”.

Isto possibilitou, desta forma, lesar o Estado em mais de 7 mil milhões e kwanzas num período superior há três anos. Entretanto, até ao momento, as investigações, conduzidas pela Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em coordenação operativa com o Gabinete de Cybercrime da PGR, SINSE e demais órgãos operativos de especialidade, possibilitaram a apreensão de 27 viaturas e três imóveis.

No âmbito do processo investigativo, ontem decorreu, no Tribunal Dona Ana Joaquina (em Luanda), à porta fechada, o interrogatório de nove funcionários envolvidos.

Fonte: OP

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo