O Comandante-Geral da Polícia Nacional (PN), comissário-geral Francisco Monteiro Ribas da Silva, decretou estado de prevenção nas províncias de Luanda, Benguela e Cuanza-Sul, em preparação para a visita do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que chega a Angola nesta segunda-feira, 2 de Dezembro, às 17h00.
De acordo com um comunicado oficial do Comando-Geral da Polícia Nacional, o evento foi classificado como de “alto risco”, devido à relevância internacional da visita e à origem do chefe de Estado visitante. A nota alerta para possíveis alterações de ordem pública, embora as autoridades reforcem que medidas preventivas estão em vigor para garantir a segurança.
“Ordeno a prevenção das forças nos territórios operacionais de Luanda, Benguela e Cuanza-Sul para o asseguramento do evento e até à confirmação do regresso de todos os membros da delegação”, lê-se no comunicado.
A visita de Joe Biden é considerada um marco histórico nas relações entre Angola e os Estados Unidos, exigindo um planeamento minucioso e a mobilização de recursos operacionais para assegurar a tranquilidade durante a estadia do presidente americano no país.
A chegada de Biden reforça o protagonismo de Angola no cenário internacional e exige do país uma operação de segurança à altura do evento.