Oposição da Namíbia contesta eleições
“Não sabemos de onde veio a autorização [para prolongar a votação] e é indefinida porque não sabemos quando é que as urnas vão encerrar”, disse a secretária-geral do partido Patriotas Independentes para a Mudança (IPC), Christine Aochamus, numa conferência de imprensa.
O secretário-geral do CPI instou a comissão a explicar o prolongamento do período de votação em algumas assembleias de voto, que estava inicialmente previsto para decorrer das 7:00 às 21:00 locais de quarta-feira (26.11).
Aochamus, que descreveu o processo como uma “desgraça de eleição”, apelou à Comissão Eleitoral (ECN) para interromper a contagem, que já começou em alguns círculos eleitorais e o resultado oficial deverá ser anunciado este sábado.
“A nossa posição é que a ECN tem de parar a contagem dos votos e a votação e dizer-nos o que se está a passar exatamente, porque este processo é muito confuso”, exigiu, em nome dos partidos da oposição.
A oposição classificou o incidente de “completamente inaceitável” e disse que não permitirá que a ECN “manche o nome da Namíbia com a sua incompetência, com a sua desorganização”, exortando, ainda, os namibianos a comunicarem aos seus partidos políticos eventuais irregularidades e recusas de voto.
Fonte: LUSA