O Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro registou na noite desta terça-feira,29, um apagão, durante três horas, devido a um corte de energia eléctrica, o que provocou um grande susto às centenas de passageiros que aguardaram, às escuras, durante várias horas, na sala de embarque, pela sua viagem, apurou à imprensa.
A situação ficou resolvida quase à meia-noite, mas por volta das 7:30 desta quarta-feira, 30, este velho aeroporto internacional voltou a registar por alguns minutos novo apagão, restabelecida momentos depois, estando agora a situação normalizada, como ilustra a foto (em cima).
Apesar do apagão nas instalações, a pista permaneceu iluminada, não colocando em nenhum momento, em risco as aterragens ou descolagens dos aviões, segundo várias testemunhas ouvidas pelo Novo Jornal, como alguns guardas.
Esta manhã, contaram dois funcionários, a situação voltou a acontecer, mas foi apenas por alguns minutos e tudo voltou a normal.
Questionados se tem sito recorrente, estes funcionários, que solicitaram anonimato, disseram que não, assegurando, no entanto, que existe um problema no gerador.
Segundo estes funcionários, o gerador, que deixou de funcionar de forma automática, está neste momento a trabalhar de forma manual.
Apesar do susto sofrido pelos passageiros, que esta terça-feira tiveram de esperar três horas para o restabelecimento da energia, a situação ficou normalizada por volta da meia-noite, como constatou no local o Novo Jornal.
Importa lembrar que o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) começa a operar no próximo mês.
Os voos da rota Luanda-Cabinda, operados pela companhia aérea angolana TAAG, são os primeiros a estrear-se no novo aeroporto, a partir de 10 de Novembro.
Entretanto, esta data marcará o início do processo de transferência gradual dos voos de passageiros, do actual aeroporto internacional, para o novo.
Fonte: NJ