Um cidadão de 31 anos de idade, residente no bairro Sinai-Velho, arredores do Luena, província do Moxico, sobreviveu após engolir uma lâmina, por suposta obrigação da namorada, soube, esta terça-feira a imprensa.
Internado na sala de cuidados intensivos do Hospital Geral do Moxico (HGM), o indivíduo, conhecido por António Cameia, disse que foi motivado pela namorada a praticar a referida acção, após um período de desentendimento entre os dois.
Conforme disse a vítima, a referida namorada de 34 anos, com quem partilhava um relacionamento de três anos, após abandonar a legítima esposa com que tem quatro filhos, terá lhe entregado uma lâmina e um copo de água, motivando-o a cometer suicidio.
“Já não me sentia mais homem, lavava a roupa dela e fazia tudo dentro de casa. Chegou um momento que disse que queria tirar a própria vida e ela me entregou a lâmina e um copo de água e engoli”, contou.
Após passar por este período, disse que tentou reatar a relação com sua verdadeira esposa, mas sem sucesso, devido à suposta impotência sexual.
Na ocasião, a directora clínica do Hospital Geral do Moxico, Georgina Mununga, deu entrada à unidade com um estado preocupante, uma vez que lhe foi identificado um corpo estranho no esófago.
Na unidade sanitária, o referido paciente, começou a ter “fortes” vómitos com sangue, que o permitiu expulsar a lâmina.
Apesar da expulsão, disse que a lâmina provocou distúrbios no organismo do paciente, situação que obrigará a realização de mais exames para se identificar as lesões provocadas pela lâmina.
Este é o primeiro caso de género registado na província do Moxico, pelas autoridades sanitárias.
Fonte: Angop