David Carmo lidera lista dos cinco jogadores mais valiosos dos Palancas Negras
O defesa central do Futebol Clube do Porto, David Carmo, de 25 anos, que tem o preço de mercado avaliado em 12 milhões de euros (pelo menos 11,4 mil milhões de kwanzas), lidera a lista dos cinco jogadores mais valiosos da Selecção Nacional, segundo estatísticas do portal Transfermarkt.
Proveniente do Olympiacos da Grécia, onde jogou emprestado pelo clube português e venceu a última taça da Conference League, entra na lista dos actuais 1000 jogadores mais valiosos do mundo, ocupando a 857ª posição.
De acordo com o Transfermarkt, David Carmo também aparece como o 36º jogador mais valioso do campeonato português e o 10º do Futebol Clube do Porto, além de ser o 155º na lista dos centrais mais ‘caros’ e o 105º entre os nascidos em 1999.
Em 2022, o passe do defesa central dos Palancas Negras ficou avaliado em 20 milhões de euros. Segundo estatísticas do Transfermarkt, Zito Luvumbo, de 22 anos, é o segundo jogador mais valioso do plantel comandado por Pedro Gonçalves. Aliás, assume igual classificação no Cagliar Calcio, equipa da primeira divisão italiana, atrás do ‘volante’ Matteo Prati, que tem o valor de mercado estimado em 10 milhões de euros.
Zito tem o passe avaliado em 7,50 milhões de euros, superior aos 5,00 milhões que o de Manuel Benson.
O quarto jogador mais valioso da Selecção Nacional é Clinton Mata, de 31 anos, de acordo com as estatísticas do TransferMakt. A representar o Clube Olymque Lyon, da primeira liga francesa, Clinton tem o passe de mercado avaliado em 4,00 milhões de euros.
Também com o passe de mercado avaliado em 4,00 milhões de euros, a mais recente aquisição do clube Estrela Vermelha de Belgrado, Felício Milson, aparece como o quinto na lista dos jogadores mais valiosos da Selecção Nacional.
Gelson Dala (2,5 milhões de euros), Kialonda Gaspar, Núrio, Randy Nteka (todos com passes avaliados em 1,50 milhões de euros) e Maestro (1,20 milhões de euros) são os jogadores mais próximos do ‘top five’.
Fonte: AN