O Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ) fechou o ano de 2023 com uma arrecadação acima dos 10 mil milhões de kwanzas (11,3 milhões de dólares), o que representa um crescimento de 55,51%, face ao período homólogo de 2022.
A arrecadação, segundo justificou à imprensa o director-geral do ISJ, Paulo Jorge Ringote, deveu-se ao alargamento da actividade do jogo a mais províncias do país, fundamentalmente o jogo social que esteve durante muitos anos confinada em Luanda.
“Nos últimos dois anos, o Ministério das Finanças tem estado a garantir com a actividade se alargue. Então, há mais oferta de jogo, há mais cidadãos a poderem experimentar a sua sorte em ganharem os prémios que os jogos oferecem. Naturalmente, com isso, há mais receita bruta e, consequentemente, mais tributação, mais imposto”, detalhou Paulo Jorge Ringote, que falava esta Terça-feira, em Luanda, durante a apresentação do panorama do sector de jogos em Angola e o relatório e contas da instituição referente ao ano de 2023
O responsável acrescentou ainda que o Instituto de Supervisão de Jogos tem estado a fiscalizar e a regular mais a actividade, sustentando que “este conjunto de acções são a base da arrecadação”.
Entretanto, Paulo Jorge Ringote informou que este ano o Instituto de Supervisão de Jogos estabeleceu uma meta mínima de garantir a arrecadação ao Estado de 14 mil milhões de kwanzas, sendo que a máxima é alcançar os 16 mil milhões.
Por outro lado, afirmou que os próximos cinco anos serão desafiadores para o sector, tendo em conta que Angola terá uma nova Lei da Actividade de Jogos, o que vai permitir o surgimento de mais operadores ao nível das apostas territoriais.
Fonte: Forbes