Joe Biden congela em ‘momento ruim, ruim’ e perde completamente o fio da meada no debate presidencial
Joe Biden e Donald Trump subiram ao palco para o primeiro de seis debates antes das eleições de 2024 – e não demorou muito para que Biden tivesse um de seus momentos marcantes de destaque
Joe Biden passou por um “momento ruim, ruim” na TV ao vivo durante o debate da CNN na quinta-feira à noite, quando pareceu perder a linha de raciocínio. O presidente dos EUA, que agora tem 81 anos, em alguns momentos teve dificuldade para limpar a garganta e chegar ao fim de uma frase durante o primeiro debate da temporada de campanha.
Ao responder a uma pergunta sobre a dívida nacional, Biden, de 81 anos, comentou: “Seríamos capazes de liquidar sua dívida, resolver todas as coisas que precisamos fazer em relação aos cuidados com crianças e idosos, garantindo que continuaremos a fortalecer nosso sistema de saúde, garantindo que seremos capazes de tornar cada pessoa elegível para o que eu consegui fazer para lidar com tudo… Se finalmente vencermos o Medicare…”
Amy Koch, ex-líder da maioria no senado de Minnesota, comentou ao Daily Express US: “A confusão com Biden foi um momento muito, muito ruim”. Pessoas próximas à preparação de Biden para o debate revelaram que ele estava lutando contra um resfriado ultimamente, o que pode ter contribuído para sua voz rouca e aparente desorientação.
Após seu exame de saúde em fevereiro, o Dr. Kevin O’Connor, que é o médico do presidente, observou em um comunicado que Biden ocasionalmente sofre de sintomas de refluxo gastroesofágico, especialmente com necessidade de pigarrear com mais frequência.
Joe Biden lutou repetidamente no palco durante o primeiro debate presidencial dos EUA, organizado pela CNN
Durante o debate de quinta-feira, os eleitores estavam examinando Biden, de 81 anos, com olhos de águia, em meio a preocupações crescentes sobre sua idade e agudeza cognitiva. Igualmente sob o microscópio estava Trump, de 78 anos, que tem recebido críticas adicionais sobre seu desempenho no cargo.
Na acalorada discussão sobre a saúde financeira do país no debate de quinta-feira, Biden garantiu ao eleitorado que a economia está prosperando, enquanto Trump rebateu afirmando que “a economia está quebrando”.
Eles também discutiram os direitos ao aborto e a nomeação de três juízes conservadores para a Suprema Corte por Trump, o que levou à decisão de 2022 que anulou o caso Roe v. Wade.
Biden e Trump trocaram farpas sobre políticas de imigração, com Biden acusando a abordagem de Trump de ser uma que “arrancaria cônjuges e filhos de suas famílias, lares e comunidades e os colocaria em campos de detenção”.
Fonte: M