Durante o período de recrutamento de agentes de campo para o Censo Geral da População e Habitação 2024, o Instituto Nacional de Estatística (INE) registou mais de duzentas mil candidaturas, conforme anunciado pelo director da instituição, José Calengi.
O processo, que decorreu entre os dias 22 e 27 de Maio, “teve um número expressivo de interessados”, considerou.
O Censo está programado para iniciar em 19 de Julho deste ano e prevê a contratação de 79.423 agentes de campo, divididos em 67.131 recenseadores e 12.292 supervisores, para realizar a colecta de dados.
José Calengi informou que a selecção dos recenseadores, supervisores, assistentes administrativos e técnicos começará a partir de hoje. Também mencionou que “as dificuldades relatadas por alguns candidatos no acesso ao site foram resolvidas desde o primeiro dia, o que permitiu atingir a meta estabelecida”.
Além do Censo, Calengi destacou a importância da Reunião do Comité de Estatística da SADC, que acontece de 28 a 30 de Maio, onde estão a ser discutidos instrumentos de políticas para estatísticas regionais, projectos de fontes e métodos de colecta de dados, entre outros temas.
O recenseamento da população e habitação vai abranger todo o território nacional, incluindo cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou temporariamente ausentes, assim como as unidades de alojamento.
Fonte: CK