Os gastos foram realizados em cerca de 6 mil milhões de operações. O valor gasto nos primeiros quatro meses do ano é superior ao total contabilizado em 2023 quando se registou 549 mil milhões kz.
Até Abril deste ano os angolanos gastaram cerca de 619 mil milhões Kz em levantamentos ou pagamentos no estrangeiro com cartões pré-pagos emitidos em Angola. O valor mais que duplicou no espaço de um mês já que até final de Março os gastos estavam avaliados em 304 mil milhões Kz.
Contas feitas, só no mês de Abril, os gastos com cartões pré-pagos lá fora foram de 315 mil milhões Kz, em apenas 1,5 milhões de operações.
Estes números indicam que tanto o número de operações, como as quantias movimentadas seja em compras ou pagamentos no estrangeiro tem vindo a crescer desenfreadamente e com cada vez mais força. O crescente número de emigrantes e principalmente o número de negócios e serviços ligados ao uso dos cartões pré-pagos de marca internacional podem estar a impulsionar esta tendência.
Os 619 mil milhões Kz gastos até Abril foram realizados em cerca de 6 mil milhões de operações. Este valor é superior ao total contabilizado em 2023 quando se registou 549 mil milhões kz.
No ano passado os gastos com cartões pré-pagos no estrangeiro foram de 549 mil milhões Kz em 12 milhões de operações, o valor mais alto dos últimos 10 anos, e com o segundo maior número de operações realizadas. Para se ter uma ideia, só no último ano, 2023, foram gastos 39% do valor global gasto na última década. Ao que tudo indica este percentual vai aumentar drasticamente até final deste ano.
Entre Janeiro de 2014 e Abril deste ano, os angolanos já gastaram no estrangeiro com cartões pré-pagos cerca de 1,9 biliões Kz. Deste total, 32% foram gastos nos últimos quatro meses.
Fonte: Expansão