Um agente da Polícia Nacional acusado de ter espancado até à morte um suposto marginal, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal.
Trata-se de um agente de 2ª classe afecto ao Departamento de Administração e Serviços do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional.
Segundo uma nota do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), a que à imprensa teve acesso esta terça-feira, o acto aconteceu na noite de segunda-feira, no bairro 11 de Novembro, zona de Kianganga, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
Conforme o informe, o facto ocorreu na sequência de um assalto à residência deste efectivo da corporação, onde os marginais retiraram um televisor plasma de 48 polegadas e uma botija de gás butano de 12 kgs.
Após diligências, refere ainda o documento, o agente da corporação em companhia de alguns moradores localizaram um dos supostos marginais, que de imediato partiram para o espancamento, tendo o amarrado e de seguida despejaram-lhe gasolina com intuito de o linchar, acção frustrada pelos efectivos da polícia em patrulhamento naquela zona.
A nota informa que após o sucedido, a vítima, já com ferimentos graves, foi evacuada para o Hospital Provincial do Zaire onde viria a falecer minutos depois.
Este é o primeiro caso da morte por espancamento que o município de Mbanza Kongo regista desde o início do ano em curso.
Fonte: CK