Etiópia: Falha informática no maior banco etíope permite retirar dinheiro nos ATM sem limite – Mais de 40 milhões USD desapareceram em poucas horas
O maior banco da Etiópia, o Banco Comercial da Etiópia, está a tentar encontrar uma solução para recuperar o equivalente a mais de 40 milhões de dólares na moeda nacional, a Birr, levantados de forma irregular nos ATM (Multicaixa) devido a uma avaria informática.
Esta avaria, que teve lugar este fim-de-semana, permitiu, durante horas, o levantamento ilimitado de dinheiro das contas sem que para isso existissem fundos para cobertura, tendo a falha permitido, segundo o banco, mais de 500 mil levantamentos irregulares.
Segundo os media do país, durante a falha, alegadamente criada no decurso de uma operação de inspecção de rotina no sistema – embora alguns relatos apontem para um ataque informático -, foram observadas longas filas nos ATM, que rapidamente esgotaram.
Sem esse limite imposto pela quantidade de notas existentes nas máquinas, o buraco no Banco Comercial da Etiópia, que tem 40 milhões de clientes, poderia ter sido substancialmente maior.
Os primeiros a dar conta da falha no sistema foram estudantes de uma universidade em Adis Abeba, tendo, depois, através das redes sociais, o filão sido aproveitado de forma geram no país.
Agora, segundo juristas ouvidos pela imprensa, o banco terá de recorrer à justiça para tentar recuperar o dinheiro, até porque vai poder aceder aos dados dos que “aproveitaram” o deslize informático.
Fonte: NJ