Isabel dos Santos rejeita estar a fugir à Justiça: “As autoridades sabem o meu endereço”
A filha do ex-Presidente rejeita todas as acusações de corrupção das quais é alvo no âmbito do caso Luanda Leaks. “Quando o nosso pai é alguém poderoso, somos um alvo fácil”.
Aresidir no Dubai há vários meses, cidade que não tem acordo de extradição com Angola, Isabel dos Santos rejeita estar a fugir à Justiça, tendo aproveitado a entrevista ao Expresso (acesso pago) para fazer a sua defesa face às acusações internacionais. “Não me estou a esconder nem a fugir. Tanto as autoridades angolanas como as portuguesas sabem o meu endereço“, garantiu a filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que governou o país durante 38 anos.
A empresária angolana, que tem um mandado de detenção pela Interpol no âmbito do caso Luanda Leaks, é alvo de acusações de corrupção, incluindo alegações de que a empresária e o seu marido, Sindika Dokolo, que morreu em outubro de 2020, desviaram quase mil milhões de dólares de fundos públicos de empresas nas quais tinham adquirido participações durante a presidência do seu pai, incluindo a gigante petrolífera Sonangol.
A filha do ex-Presidente, que viu diversas participações sociais em empresas e contas bancárias congeladas ou arrestadas, em Angola, Portugal e noutras jurisdições onde é alvo de processos judiciais, rejeita todas as acusações. “Quando o nosso pai é alguém poderoso, somos um alvo fácil. Não recebi quaisquer subsídios ou apoios governamentais, nem acesso, nem empréstimos que não foram pagos. É tudo baseado em documentos falsificados”, garante.
Fonte: Sapo