Onze crimes de natureza diversa foram cometidos na província do Huambo durante a passagem de ano, que resultaram na detenção de 10 presumíveis autores, informou, esta segunda-feira, o porta-voz da Delegação local do Interior, Martinho Kavita Satito.
Comparativamente a transição anterior, registou-se o aumento de cinco delitos.
O superintendente-chefe da Polícia Nacional, que falava à imprensa, disse tratar-se de crimes de ofensas a integridade física, furto qualificado, abuso sexual, violência doméstica, roubo e tentativa de furto, cometidos nos municípios Bailundo, Caála, Ecunha, Huambo e Mungo.
Referiu que no quadro da operação Okuliandja, as forças de Defesa e Segurança realizaram 383 patrulhamentos preventivos nas igrejas, para o asseguramento de missas e cultos, paragens de táxis, locais de convívio (reveillons), unidades hospitalares, instituições bancárias, zonas balneares e locais de lançamento de fogo-de-artifício.
No domínio da prevenção e segurança rodoviária, Martinho Kavita Satito disse que foram montados 29 barreiras policiais nas estradas nacionais, inter-provinciais e interurbanas, que resultaram na interpelação de 375 cidadãos, sendo 257 em viaturas e 97 em motociclos, para buscas e revistas, com 60 cidadãos multados.
Informou que ao longo deste período ocorreram quatro acidentes de viação (mais um na passagem de ano anterior) caracterizados por choque entre carro e motorizada, atropelamento e despiste seguido de capotamento, que provocaram ferimentos a sete pessoas.
Explicou que os sinistros resultaram do excesso de velocidade e da condução sob efeito de bebidas alcoólicas.
Martinho Kavita Satito disse que o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou uma ocorrência no município da Caála, caracterizada pela queda de um muro, que provocou a morte de um menor de 12 anos de idade e ferimentos a outras duas pessoas, sob os cuidados médicos/medicamentosos no Hospital Geral do Huambo.
Também, acrescentou, resgatou um cadáver no bairro Boa Esperança, periferia da vila municipal do Cachiungo.
O responsável adiantou que durante a passagem de ano o terminal de emergência do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou duas mil 546 chamadas, com apenas 224 válidas, para além de ter feito sobrevoar o drone nos bairros Kapango (gasolina) Bom Pastor, Cambiote, Sassonde I, Fátima e Cidade Baixa (largo do mercado municipal).
Com uma área de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e 3.387 aldeias, vivem no Huambo, Planalto Central de Angola, dois milhões 700 mil habitantes.
Fonte: Angop