A Conta Única do Tesouro tem dinheiro suficiente para fazer face às três principais responsabilidades do Governo como o pagamento de salários, serviço da dívida e toda despesa essencial ligada à saúde, educação e subsídios de carácter remuneratório, garantiu o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro.
Ottoniel dos Santos falava durante uma conferência de imprensa sobre as medidas de emergência de carácter económico face à actual situação do país, apresentada pelo Executivo Angolano.
“O que vamos fazer é criar mecanismos afinados para que todas as ordens de saque que ainda estão no sistema para pagamento possam ser homologadas dentro de 90 dias”, acrescentou o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro.
Entretanto, segundo cauculos do Jornal”E”, a queda das receitas petrolíferas tem provocãdo não só uma crise cambial profunda, já que nunca o Kwanza valeu tão pouco face ao Dólar ou ao Euro, como arrasou os cofres públicos ao ponto de gerar dificuldades de tesouraria que atrasaram o pagamento de salários dos funcionários públicos.
A mesma fonte acrescentou ainda que a Conta Única do Tesouro (CUT) atingiu, em Maio último, o segundo valor mais baixo de sempre, com um total de 229.756 milhões Kz que davam apenas para pagar cerca de um mês de salários da função pública.
Portanto, longe vão os tempos (2019) em que o Tesouro tinha depositados no BNA quase 1,9 biliões Kz, o que de alguma forma permitia descansar o Governo mas também os funcionários públicos de que lhes estava garantida a remuneração mensal sem quaisquer atrasos.
O mesmo já não acontece desde o final de 2022, quando a conta que recebe tudo o que são receitas do Estado tinha apenas 128.410 milhões Kz, acrescentou o semanario.
Fonte: JA/AN