AfroCAN: Angola vence Nigéria e garante quartos-de-final
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol fez o pleno na fase preliminar da segunda edição do AfroCAN, ao derrotar nesta segunda-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba, a similar da Nigéria, por 57-48, em desafio que marcou o adeus à fase de grupos.
Com esta vitória, Angola assegurou o primeiro lugar do Grupo B, com quatro pontos, fruto de dois triunfos.
Numa clara demonstração de confiança, o seleccionador nacional voltou a apostar na mesmo cinco inicial, que defrontou o Mali, no sábado.
Emanuel Sebastião, Kevin Albino, Glofate Buiamba, Braz Macachi e Geovani Kibinga começaram o desafio que marcava o encerramento da fase regular da segunda edição do AfroCAN.
Depois de passar ao lado no jogo inaugural, o capitão Glofate Buiamba reapareceu com outra disposição, tendo anotado os primeiros seis pontos do combinado nacional, resultante de dois lançamentos a longa distância.
O cinco nacional sofreu os primeiros dois pontos e rapidamente conseguiu anular a vantagem da Nigéria.
A vencer por 8-2, as duas equipas baixaram de produtividade e passaram a praticar um basquetebol incaracterístico.
O terceiro lançamento consecutivo de Glofate Buiamba na linha dos seis metros de 75 centímetros permitiu ao cinco nacional recuperar o fôlego.
A partir daí, os comandados de Aníbal Moreira reajustaram a sua defesa e passaram a liderar as acções ofensivas.
Angola venceu no parcial, por 19-9, para a gáudio de centenas de adeptos que marcaram presença no Pavilhão Arena do Kilamba.
No segundo período, a Selecção Nacional melhorou os níveis de concentração, ao contrário do seu opositor que experimentava inúmeras dificuldades, fruto do rigor defensivo dos angolanos.
A perder por uma margem de 18 pontos (33-15), o técnico nigeriano Ogoh Odaufu foi obrigado a solicitar um desconto de tempo.
Fruto da coesão defensiva, os pupilos de Aníbal Moreira venceram no parcial por 21-12, fixando o resultado em 40-21, ao cabo dos primeiros vinte minutos. O extremo do Petro de Luanda Glofate Buiamba carregava a Selecção às costas. Nos primeiros vinte minutos somava onze pontos, contra sete do Aloísio Andrade.
Com uma vantagem confortável de 19 pontos (40-19), o combinado nacional voltou a experimentar algumas dificuldades.
Depois de estar a perder no parcial por 5-0, os angolanos que estão apostados na conquista do anel continental voltaram a reagir alargando a vantagem para 20 pontos de diferença (44-24).
O triplo de Miguel Maconda esticou a vantagem para 23 pontos (47-24).
Uma ligeira distracção permitiu os forasteiros reduzirem para 17 pontos, situação que forçou o seleccionador nacional solicitar o segundo desconto de tempo.
Os últimos seis minutos do terceiro quarto foram bastante sofríveis para o combinado angolano, que perdeu no parcial por 7-12.
No derradeiro período, as duas equipas estiveram muito aquém do espero, para a tristeza dos adeptos que voltaram a comparecer no Pavilhão Arena do Kilamba. Angola perdeu no parcial por 8-15, fixando o resultado final em 57-48.
Buiamba, com 13 pontos, foi o melhor marcador do cinco nacional. Wilson Kassav e Emanuel Sebastião foram os reis dos ressaltos, com seis e cinco ressaltos, respetivamente.
Fonte: JA