Publicidade
InternacionalNotícias

Taiwan ameaça atacar Exército chinês caso estes fiquem a 22 km da Ilha

O chefe de Planeamento de Combate do Ministério da Defesa de Taiwan, Li Wen-huang, ameaçou, terça-feira, atacar o Exército chinês, caso os navios de guerra e aeronaves da China fiquem a 22 quilómetros da ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan informou regularmente sobre a actividade de navios de guerra e aeronaves do Exército de Libertação Popular (ELP) da China perto da ilha. No sábado, 24, oito aeronaves militares chinesas cruzaram a chamada “linha mediana” do estreito de Taiwan e foram vistos a cerca de 44 quilómetros da ilha.

‘Se o lado do ELP continuar a ignorar os nossos avisos ao longo do caminho e violar o nosso espaço aéreo e mar territorial, vamos contra-atacar para salvaguardar a segurança nacional”, em entrevista a media taiwanesa.

A matéria, acrescentou que foi a primeira vez em seis meses que aviões de guerra chineses se aproximaram tão perto da ilha.

Taiwan é governado independentemente da China continental desde 1949. Pequim considera a ilha como sua província, enquanto Taiwan afirma que é uma entidade autónoma, mas não chega a declarar Independência. Pequim se opõe a qualquer contacto estrangeiro oficial com Taipé e considera Indiscutível a soberania chinesa sobre a lha.

A tensão entre os dois paises aumentou em Abril, depois da Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, se ter reunido com o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy. Pequim respondeu ao acto lançando exercícios militares maciços de três dias perto da Ilha, no que chamou de “advertência” aos independentistas taiwaneses e potências estrangeiras.

Fonte: NJ

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo