1º de Agosto falha assalto à liderança no clássico sem brilho

O 1º de Agosto falhou o regresso a liderança do Girabola após empate a uma bola diante do Petro de Luanda, desafio referente a 13ª jornada do Campeonato Nacional, o clássico angolano que mostrou ausência de brilho.
O desafio disputado no estádio dos Coqueiros, palco dos primeiros trumunos entre os dois maiores emblemas do desporto em Angola, teve a arbitragem de Feliciano Lucas, que esteve muito presente em lances cruciais.
O 1º de Agosto teve apenas catorze minutos para estar na frente do marcador depois de um domínio claro, num futebol objectivo e com rapidez na resolução do jogo.
O golo do empate rubricado por Pedro Aparicio, numa jogada rápida de Kinito num lance duvidoso que resultou no golo dos “ tricolores “, situação que gerou muita contestação da equipa técnica e jogadores dos anfitriões que alegaram beneficio do seu oponente por parte da arbitragem.
Os primeiro sinais de perigo surgiram apenas aos 12 minutos do lado dos “ tricolores”, mas sempre com dificuldades na zona defensiva rubro-negra.
Dois minutos depois o defesa central da equipa visitante Pedro Pinto, funcionou como um tampão ao impedir um remate colocado de Tombe, fase do desafio em que os campeões em título blindaram o seu último sector.
A formação do catetão conseguiu voltar a segurar o jogo ofensivo com lances cruciais aos 21 e 25 minutos com Julinho e Vanilson a falharem muito por culpa do guarda-redes Neblú que mostrou serenidade e confiança ao seu grupo.
Na segunda parte, os “ militares”,dominaram o jogo e silenciaram os adeptos contrários, dado que a atitude apresentada acabou mostrar a grandeza em campo, com um grupo menos experiente.
Coube ao médio central Macaia, um dos mais experientes do 1º de Agosto, abrir o activo num golo de insistência após jogada lateral.
Os nervos bem visiveis, o Petro foi obrigado a recuar mais do que o normal em campo dada a pressão constante do adversário, em função do volume que passou a implementar após adiantar-se no marcador.
Bem perto do minuto noventa, Vidinho pelo Petro e Moisés Amor do 1º de Agosto que entraram na segunda parte, acabaram por ser expulsos, ao ver a cartolina vermelha directa após envolvimento fisico.
O resultado de hoje, deixa o Petro ainda na primeira posição com 30 pontos menos um jogo e o 1º de Agosto na terceira, com 28.
Fonte: Angop