O clube vem investindo no treinador nascido em Tolosa desde o início e descartou a opção de um técnico interino.
Xabi Alonso será o técnico do Real Madrid no Mundial de Clubes. O clube Real Madrid e o treinador concordaram que o novo projeto começará imediatamente, no torneio que começa neste verão nos Estados Unidos e é de vital importância para Florentino Pérez e sua diretoria. O prestígio de vencer a primeira Copa do Mundo e o lucrativo prêmio em dinheiro de quase 150 milhões de euros levam o Real Madrid a optar pelo treinador a quem confiaram o futuro da equipe. Nenhuma experiência com um interino como Solari. Xabi de agora em diante.
A decisão de ter Alonso como líder da seleção na Copa do Mundo nos
Estados Unidos foi tomada na semana passada, em uma conversa na qual o clube não deu praticamente nenhuma escolha ao treinador. “Isso começa na Copa do Mundo.” O Madrid entende que não faz sentido contratar um treinador e deixá-lo em casa planejando a próxima temporada enquanto Solari, quase sem currículo, assume o comando da equipe em um torneio tão importante.
O calendário, sem interrupções, também obriga o Madrid a tomar esta decisão, como se fosse uma mudança a meio da temporada. Ancelotti sai e Xabi entra, sem nenhuma transição. Xabi terá a difícil missão de moldar a equipe na competição. Assim como ele terá que assumir o comando de um time que certamente não será o seu a partir de agosto.
Xabi vai encontrar muitos problemas desde o início. O primeiro: o revés de não ter conquistado nenhum título importante nesta temporada. O segundo: um elenco cheio de jogadores importantes lesionados. A terceira: uma equipe levada ao limite físico. O quarto: jogadores no elenco que sabem que será muito difícil continuar na próxima temporada. Quinto: muito pouco tempo para trabalhar, já que a maioria dos jogadores parte para suas seleções antes da Copa do Mundo. Xabi, portanto, não terá uma tarefa fácil, já que chega ao Madrid com a ideia de mudar o sistema de jogo e implementar sua defesa com cinco homens. Veremos se a mudança ocorrerá em junho ou esperaremos até o início do ano letivo de 2025/26.
Fonte: M