Domingo, Julho 14, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasUm total de 17 mil famílias beneficia de água potável

Um total de 17 mil famílias beneficia de água potável

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, inaugurou, ontem, na comuna do Toco, cidade do Lubango (Huíla), dois fontenários para distribuição de água potável, que vão beneficiar 17 mil famílias.

Os dois fontenários foram reabilitados, depois de terem sido vandalizados por indivíduos ainda não identificados. A disposição dos sistemas de distribuição domiciliar de água é uma iniciativa da Fundação Ngana Zenza, sob liderança de Ana Dias Lourenço, que mereceu o reconhecimento dos membros da comunidade, pelo facto de manter água potável mais próximo dos cidadãos e contribuir para a prevenção de doenças.

A patrona da Fundação Ngana Zenza, Ana Dias Lourenço, apelou aos membros da comunidade do Toco a serem partícipes nas acções implementadas na comuna, de modo a tornar o projecto cada vez mais inclusivo.

“Os membros da comunidade do Toco vão passar a decidir sobre o que tem de ser feito para o bem-estar da população, através de um trabalho de auscultação, para definir as prioridades que correspondam aos anseios das famílias”, disse.

Segundo a Primeira-Dama, o projecto corresponde a duas fases, a primeira vai abranger cinco aldeias e a segunda para outras localidades.

Ana Dias Lourenço assegurou prestar atenção especial às crianças, para garantir melhores condições alimentares e escolares, de modo a proporcionar uma formação condigna. Prometeu que no futuro as mães já não vão precisar levar as crianças quando forem vender ao mercado, porque serão criados espaços apropriados para cuidar delas.

Em relação à situação dos jovens, a patrona da Fundação Ngana Zenza reconheceu que muitos vão em zonas urbanas à procura de novas oportunidades. “Vamos desenvolver acções de formação, para que sejam os jovens do Toco a fazer manutenção dos equipamentos públicos”, realçou.

Para tal, revelou, os parceiros da Fundação vão transmitir conhecimentos e experiências aos jovens, para que cada um deles se dedique à construção das infra-estruturas da comunidade, concretamente, com a montagem dos sistemas de abastecimento de água, distribuição de energia eléctrica e outros bens essenciais.

O Programa de Desenvolvimento Integrado Comunitário (PDIC) do Toco, promovido pela Fundação Ngana Zenza, prevê também a promoção de cursos de artes e ofícios, alfabetização, culinária, corte e costura, tendo como foco principal as jovens mulheres sem ocupação.

Comunidade agradece

O pároco da Igreja da Mamã Muxima do Toco, padre Américo Gomes, agradeceu o gesto da Fundação, sublinhando que “a partir de agora as mulheres e crianças têm água mais próximo de casa”, deixando para trás o sacrifício de percorrer longas distâncias para acarretar o líquido.

O padre Américo Gomes realçou também a entrega de 10 toneladas de sementes em cereais diversos, com realce para o milho, por assegurar o fomento da produção agrícola em grandes espaços, sobretudo, dos agricultores que não tinham ainda desbravado as terras por falta de insumos.

O responsável da Cooperativa Agro-pecuária Boavida, Aurélio Calongo, após enaltecer o gesto da patrona da Fundação Ngana Zenza, Ana Dias Lourenço, revelou que  200 produtores filiados não tinham ainda lavrado as terras por falta de recursos para aquisição de sementes no mercado.

“A nossa cooperativa explora mais de 300 hectares, sendo 200 nas zonas de sequeiro e 100 junto aos riachos, onde as colheitas de hortaliças e grãos atingiam, anualmente, 70 toneladas, mas a ausência de chuvas e carência de sementes fez reduzir substancialmente a produção”, disse.

Aurélio Calongo realçou que a actual regularidade das chuvas tem estimulado a produção de dezenas de produtores do Toco e de outros pontos da província. “Garantimos à Primeira-Dama que quando regressar à Huíla vai encontrar os nossos celeiros cheios”, prometeu Aurélio Calongo.

Fonte: JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS