Publicidade
LifestyleNutrição

O fruto que deve comer mais vezes (o mais provável é tê-lo em casa)

Estudos apresentados no 9.º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, realizado no início de fevereiro em Tampa, nos Estados Unidos, revelam que comer morangos todos os dias ajuda a proteger a saúde do coração. As descobertas mostram que o fruto melhora o sistema cardiometabólico, além de diminuir do colesterol total e o mau (LDL), o stress oxidativo, a resistência à insulina e a quantidade de açúcar no sangue. 

Segundo os cientistas, uma dieta pobre em frutas está entre os principais fatores de risco cardiovascular e desenvolvimento de diabetes tipo 2, a mais frequente e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo. Como tal, devemos não só aumentar a quantidade total de frutas consumidas como a diversidade.

Um dos trabalhos apresentados no simpósio, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, analisou 34 homens e mulheres com uma média de 53 anos. Os  voluntários sofriam de hipercolesterolemia (uma doença genética que se traduz por níveis elevados de colesterol desde a nascença) moderada. O grupo foi acompanhado durante quatro semanas. Durante esse período, os cientistas mediram as taxas metabólicas dos voluntários.

Os resultados indicam que a função vascular (dilatação dos vasos) do grupo melhorou de forma rápida – cerca de uma hora – após o consumo de morangos.

Para um outro estudo, um grupo de cientistas recrutou 33 adultos obesos. Durante a investigação, os participantes foram instruídos a consumir diariamente duas chávenas e meia de morangos e, segundo os autores do estudo, esse hábito diminuiu significativamente a resistência à insulina e aumentou o tamanho das partículas de colesterol ‘bom’ (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não ingeriu a fruta. Os investigadores defendem que o morango deve ser consumido para prevenir a diabetes e doenças cardiovasculares.

Pouco calórico, o morango é um fruto rico em minerais (ferro e potássio) e vitaminas C e B9 (ácido fólico). As sementes do morango (aquênios) estimulam levemente o trânsito intestinal.

Deve optar pelos morangos com um cálice verde  e os mais brilhantes. Isso é sinal de riqueza em água e frescura. Evite os demasiado grandes ou com manchas.

Mantenha o fruto até três dias no frigorífico, com filme plástico ou num recipiente fechado, para não perderem água. Esta é a melhor forma de conservá-lo. 

Fonte: NM

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo