Domingo, Julho 14, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaNigéria gastou 80% da receita de 2022 para servir a dívida

Nigéria gastou 80% da receita de 2022 para servir a dívida

A Nigéria, maior economia da África subsaariana gastou 80% das suas receitas fiscais do ano passado para pagar o serviço da dívida, um exemplo dos desafios que vários países africanos enfrentam para melhorar as suas finanças este ano.

De acordo com a agência financeira Bloomberg citada pela Lusa, a maior economia da África subsaariana gastou 5,2 biliões de nairas, o equivalente a 10,9 mil milhões de euros, para servir a dívida entre Janeiro e Novembro, quando a receita total desse período foi de 6,5 biliões de nairas, cerca de 13,7 mil milhões de euros.

Citando uma apresentação feita pela ministra das Finanças, a Bloomberg diz que o objectivo do Governo é reduzir a percentagem das receitas que é usada para pagar a dívida para os 60% durante este ano, através de melhorias na receita.

A limitada produção petrolífera e os onerosos subsídios à gasolina, um cenário semelhante ao de Angola, causaram este panorama, que se agravou com os impactos da pandemia de covid-19, primeiro, e da invasão da Ucrânia pela Rússia, no ano passado.

Fonte: JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS