Conforme à imprensa publicou anteriormente, o Presidente da República, João Lourenço, desembarcou na manhã desta sexta-feira, 23, em Windhoek, para participar no funeral do presidente Hage Gottfried Geingob, falecido no dia 04 de Fevereiro.
Vindo da República Checa, onde efectuou uma visita oficial de três dias, juntamente com a primeira dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado angolano participará nas cerimónias fúnebres do terceiro presidente da Namíbia, previstas para este fim-de-semana.
Dezoito Chefes de Estado, para além de delegações de vários países são aguardadas na capital namibiana, para o último adeus a Hage Geingob, que morreu aos 82 anos, semanas depois de ter sido diagnosticado com cancro.
O vice-presidente Nangolo Mbumba assumiu no mesmo dia o comando da Namíbia até as eleições presidenciais e parlamentares no fim-do-ano, passando a ser o quarto presidente namibiano.
Nascido em 1941, Geingob estava no comando do país desde 2015, ano em que anunciou que havia sobrevivido ao cancro de próstata. Foi um político proeminente desde antes de a Namíbia conquistar a independência da África do Sul, governada pela minoria branca, em 1990.
Fonte: CK