Eduardo Mingas destacado entre 40 melhores ressaltadores do Mundial da FIBA
Eduardo Mingas foi destacado pelo site da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) entre os 40 melhores ressaltadores da história do Mundial da FIBA, apurou, hoje, à imprensa.
O antigo capitão da Selecção Nacional que teve um total de 108 ressaltos em 23 partidas disputadas na prova, surge como 36.º colocado e mereceu uma descrição onde se pode ler que é “um dos grandes jogadores de todos os tempos do basquetebol africano pela sua longevidade com cinco participações no Campeonato do Mundo e o seu talento”.
O “Rei Leão” como era apelidado pelos companheiros de balneário foi decisivo no embate contra a Nova Zelândia, no Japão, no Mundial FIBA de 2006, tendo anotado um duplo duplo com 27 pontos e 12 ressaltos, que permitiu Angola garantir o apuramento para os oitavos-de-final, onde foi eliminada pela França, por 62-68, refere a mesma fonte.
A matéria explica, igualmente, que o poste terminou com uma média de 7.0 ressaltos na competição, e que oito anos depois continuou a impactar as quadras, como na derrota diante da Lituânia, em que totalizou 14 pontos e nove ressaltos, ou na vitória frente à Austrália, em que finalizou com 16 pontos e nove ressaltos, no Campeonato do Mundo de 2014.
Nota: A lista que contém 50 dos melhores ressaltadores da história da prova tem uma particularidade, os números contabilizados nas estatísticas dos arquivos da FIBA, só começam a ser totalizados a partir de 1994.
Fonte: JA