O Presidente da República, João Lourenço, confirmou, nesta quinta-feira, na cidade do Uíge, as potencialidades do solo angolano, salientando que o mesmo possui os condimentos necessários para garantir produtos alimentares para sustentar o mercado nacional.
Convidou, por isso, os produtores a empenharem-se com maior afinco e dedicação às actividades agrícolas.
“Pelo que acabei de ver, o Dom Caetano tem razão: O nosso chão dá tudo. É uma questão de nos empenharmos e trabalharmos, que estaremos em condições de alimentar o nosso mercado nacional”, afirmou o Chefe de Estado, no final da visita à Feira Agro-Pecuária, instalada no recinto defronte ao Governo Provincial do Uíge.
A Feira Agro-Pecuária expôs variedades da produção feita nos dezasseis municípios do Uíge, incluindo as iniciativas tecnológicas apresentadas na maioria por jovens produtores.
O Chefe de Estado, acompanhado pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, dos ministros de Estado, governadores provinciais e alguns titulares de departamentos ministeriais, percorreu as mais de dezasseis bancadas, tendo interagido por vários minutos, em cada uma delas, com os expositores.
Aos jornalistas, no final da visita, o Presidente João Lourenço elogiou a organização do evento, salientando que uma das coisas que mais marcou a sua atenção na exposição foi ao constatar várias iniciativas tecnológicas de alguns jovens expositores.
“Refiro-me, por exemplo, a algo que nunca imaginava que pudesse ser possível: produzir bolacha a partir da farinha de mandioca”, indicou o Chefe de Estado, que prometeu apoiar os jovens promotores da iniciativa como forma de estender a experiência noutras regiões do país.
Durante a visita de trabalho de dois dias ao Uíge, o Presidente da República reuniu, quinta-feira, com as autoridades locais e no mesmo dia também orientou a primeira sessão ordinária do Conselho de Governação local, órgão de consulta para questões de desenvolvimento local.
Ontem, depois de participar de um almoço oferecido pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, no Palácio do Governo local, o Chefe de Estado e a sua comitiva regressaram a Luanda.
Fonte: JA