
Uma nota do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologias e Inovação, a que à imprensa teve acesso, nesta terça-feira, 19, dá conta da prorrogação do prazo de inscrição em todas as instituições de ensino superior com curso de formação de professores, por causa do atraso na emissão dos certificados de habilitações do ensino secundário.
“Autoriza-se a prorrogação do período de inscrição até ao dia 28 de Agosto e o adiamento do calendário dos exames nacionais de acesso que fica estabelecido de 1 a 5 de setembro de 2025”, lê-se no documento N/REF.608/GSEES/mescti/2025, assinado pelo Secretário de Estado para o ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, com a data de 19 de Agosto de 2025.
O documento apresenta ainda como razão da decisão, as dificuldades técnicas na emissão de certificados de estudos, por via da plataforma do Ministério da Educação, bem como a demora na publicação dos resultados dos exames de recurso do ensino secundário.
A decisão daquele departamento ministerial apoia, na decisão, “tendo em conta o número reduzido de candidatos inscritos, num contexto em que se perspectiva a progressiva transição da oferta formativa do ensino secundário pedagógico para o ensino superior pedagógico” e à necessidade de se garantir a inscrição de potenciais candidatos a estes cursos e salvaguardar a equidade no acesso ao ensino superior.
O Ministério quer, acrescenta a nota, que as vagas criadas para o próximo ano lectivo sejam aproveitadas e se utilize de forma racional os recursos existentes nas instituições de ensino superio pedagógico com cursos acreditados.
Por esta razão, os gestores das instituições de ensino superior são notificados à criar condições necessárias para a publicação das listas dos candidatos admitidos ao exame de acesso, a correcção das provas em tempo útil para que, caso necessário, se realize a segunda chamada de exames de acesso sem comprometer o início das actividades previstas para o dia 06 de Outubro.
Fonte: CK