Quinta-feira, Julho 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioBasquetebolAngola em desvantagem na luta pela vaga directa para Paris`2024

Angola em desvantagem na luta pela vaga directa para Paris`2024

Com saldo de -19, a Selecção Nacional está em desvantagem em relação ao Egipto (3) e Sudão do Sul (2) na luta pela única vaga africana, qualificativa para os Jogos Olímpicos “Paris`2024”, via melhor classificação no Campeonato do Mundo de Basquetebol, que decorre na Ásia.

Este saldo negativo é resultado da subtracção dos pontos marcados (209) e sofridos (309) registados na vitória frente às Filipinas, por 80-70, e derrotas ante a Itália, por 67-81, República Dominicana, por 67-75, na fase de grupos, e com a China, por 76-83, nas classificativas.

Os hendecampeões africanos são os terceiros melhores entre os países africanos na prova mundial que decorre nas Filipinas, Indonésia e Japão, com 5 pontos, abaixo do Sudão do Sul, primeiro classificado com 6 pts, os mesmos que tem o Egipto, em segundo.

Pela tabela classificativa, Angola fica dependente dos resultados e respectivas produções das duas equipas da frente, pois, mesmo em caso de triunfo sobre o Sudão do Sul e derrota do Egipto ante a Novazelândia, sábado, as três terminam com 7pts cada.

A Selecção Nacional tem até uma ligeira vantagem defensiva com 309 pts sofridos, se comparado com 353 pts do Sudão e 323 do Egipto, mas possui saldo negativo ao marcar somente 290 pts, inferior aos 355 dos sudaneses e 326 dos egípcios.

O Campeonato do Mundo de basquetebol qualifica directamente o primeiro africano na classificação geral, o melhor da Ásia e da Oceânia. Na América e na Europa apuram-se duas selecções.

Os não qualificados via mundial disputam o torneio pré-olímpico, de acesso aos Jogos Olímpicos cuja edição de 2024 será disputado em França.

 Próximos jogos das classificativas (sábado)   

(Grupo M)

Angola – Sudão do Sul (9h), em Manila, Araneta Coliseum

Filipinas – China (13h), na Araneta Coliseum

(Grupo N)

Novazelândia – Egipto (9h45)

Jordânia – México (13h30)

(Grupo O)

Finlândia -Venezuela (8h30)

Japão – Cabo Verde (12h10)

(Grupo P)

Côte d´Ivoire – França (10h45), Arena da Indonésia

Irão – Líbano

Fonte: Angop

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS