Quinta-feira, Julho 25, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasAngola defende documentos de identificação comuns na SADC, nomeadamente o Bilhete de...

Angola defende documentos de identificação comuns na SADC, nomeadamente o Bilhete de Identidade

Angola, que vai assumir, quinta-feira, 17, a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em substituição da República Democrática do Congo (RDC), defende a criação de documentos de identificação comuns, válidos em todos os países da SADC.

Na reunião do Conselho de Ministros da SADC, segunda-feira, 14, em Luanda, Angola aponta os documentos comuns a serem utilizados, nomeadamente a carta de condução (este já vigora), o livrete da viatura e o Bilhete de Identidade.

“Angola tem procurado mostrar aos países membros da região o valor real e o poder que os documentos desenvolvidos pela SADC têm na facilitação para a utilização de vários serviços em África e na Europa”, diz o comunicado do Conselho de Ministros da SADC.

Angola vai assumir a presidência da SADC no próximo dia 17 de Agosto, que marca também o ponto culminante da 43.ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governo desta organização africana.

A cerimónia de lançamento da 43ª Cimeira da SADC decorreu a 07 de Agosto, com reuniões preparatórias.

Subordinada ao tema “Capital Humano e Financeiro, os principais Factores para a Industrialização Sustentável da Região”, a Cimeira foi antecedida pela Reunião do Comité Permanente de Altos Funcionários e do Comité de Finanças e pela Reunião do Conselho de Ministros.

A pretensão da candidatura de Angola à presidência rotativa da União Africana (UA) no mandato de 2025 vai ser apreciada e discutida durante a 43ª Reunião Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da SADC, nesta quinta-feira, em Luanda.

A SADC é um bloco económico formado pela África do Sul, Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Comores, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué.

De recordar, que Angola assumiu pela primeira vez a presidência rotativa da SADC em 2002, seguidamente em 2011, e irá assumi-la pela terceira vez em 2023. É membro fundador da SADC e partilha em conjunto com outros Estados objectivos e estratégias comuns.

Fonte: NJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS