terça-feira, abril 16, 2024
Home > Notícias > Aeronave de prospecção diamantífera despenha

Aeronave de prospecção diamantífera despenha

Uma das duas aeronaves de pequeno porte que se encontrava em serviço de prospecção diamantífera terá despenhado esta quinta-feira, entre os municípios do Cambulo e Lucapa, província da Lunda-Norte, soube o Jornal de Angola de uma fonte da Autoridade da Aviação Civil ( ANAP).

O acidente aéreo,   cujo local concreto  do  despenhamento  está  ainda por se confirmar, terá vitimado mortalmente, ao que se presume,  o único  ocupante do avião, no caso,  o tripulante ,  que estava ao serviço  de prospecção de diamantes  da empresa De Beers no município  do Lucapa.

Segundo informações  a que  este Jornal   teve acesso,  as aeronaves saíram por volta das  6h49 minutos do Aeroporto  Deolinda  Rodrigues,  em Saurimo , capital da Lunda-Sul, em trânsito para o município  do Lucapa, com a  finalidade  de efectuar  trabalhos de prospecção  de diamantes.

Presume-se que  a causa do acidente tenha sido o embate contra uma árvore,  devido  à  fraca visibilidade provocada pelas nuvens,  disse a fonte que citamos.

Ao longo do dia de ontem, um helicóptero   esteve  em serviço de emergência  para a confirmação   exacta do local   do acidente, por se dar a possibilidade  de ter  despenhado no território  da  vizinha província  da Lunda-Sul,  de onde  estava a ser controlada pela base local.

A segunda aeronave continua a sobrevoar o espaço  aéreo da Lunda-Norte  para, em termos de comunicação  auxiliar,  o helicóptero  que está a efectuar as buscas  com a equipa de resgate da Polícia  Nacional, Serviço  de Investigação  Criminal ( SIC)  e Bombeiros. 

Buscas

As buscas para a localização  exacta na área   em que se encontram os destroços da aeronave,  começam hoje, a partir do município  do Cambulo  onde  está  montado o  Posto Comando da comissão  criada.

A informação  foi prestada pelo comandante municipal da Polícia  Nacional do Cambulo, superintente-chefe Domingos Adão  Pedro ” Mila”, que avançou    haver  fortes indícios  de a  aeronave ter  despenhado na  localidade  de Andrada.

Domingos  Adão  Pedro  ” Mila” disse que  as  buscas vão ser feitas com um helicóptero   e deverá  integrar  representantes da companhia  De Beers, empresa pela qual esteve a operar a mencionada aeronave.

O trabalho  está  a ser feito em estreita colaboração  entre  os comandos superiores da delegação  Provincial  do Ministério  do Interior  na Lunda-Norte  , municípais do Cambulo  e Lucapa, incluindo os da Lunda-Sul em Saurimo. 

O director-geral da Companhia  diamantífera  De Beers,  em Angola, Mike Roberts,  esteve ontem  na localidade  de N’zagi, município  do Cambulo, na Lunda-Norte, vindo de Luanda , para se inteirar da situação  e tudo indica que vai fazer parte da equipa de  buscas.

No Cambulo , o gestor máximo  da De Beers  em Angola , manteve encontro com a administradora municipal   local , Bernadeth  Cachoco  de quem recebeu garantias de  apoio das autoridades  locais  para as buscas e localização  dos destroços da aeronave. 

Mike Roberts não aceitou prestar declarações  à imprensa , mas,  em breves palavras  no encontro com a administradora municipal  do Cambulo,  afirmou  que, apesar do infortúnio,  a De Beers  vai continuar  de mãos dadas com o Governo  angolano  em busca de soluções  para  o crescimento  e fortalecimento   da economia  nacional.

Fonte: JA

Please follow and like us:

Leave a Reply

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial