O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, destacou esta segunda-feira, 15, a redução da criminalidade em Angola, com ênfase para os crimes violentos, no último trimestre.
O governante falava durante o acto de abertura do Conselho Consultivo Alargado do Ministério do Interior (MININT), que decorreu na Sala de Reuniões da Unidade de Reacção e Patrulhamento.
O ministro afirma que a situação da segurança pública no país é estável e sob controlo das autoridades, com destaque para os crimes violentos, nomeadamente homicídios, agressões sexuais, ofensas à integridade física, roubos e raptos.
O responsável sublinhou ainda que apesar da redução de alguns tipos de crimes, deve-se redobrar o combate à extracção ilícita de recursos minerais estratégicos, aos crimes cibernéticos, à pesca ilegal, aos danos e furtos de bens públicos, ao contrabando de combustíveis, à imigração ilegal.
O conselho analisou a situação da segurança pública do país e a organização interna do Ministério do Interior, com realce para o memorando das contribuições para adequação do novo estatuto orgânico do MININT, bem como a proposta de alteração pontual da Lei sobre o Regime Disciplinar do Pessoal da Polícia Nacional e o Projecto de Lei sobre Condecorações do Pessoal da PN.
Fonte: CK