Em Angola, a actualidade desportiva está a ser marcada pelo aguardado jogo, na sexta-feira, dia 14 de Novembro, entre a selecção nacional angolana e a selecção da Argentina. Este é um encontro que está a despertar muitas críticas devido ao elevado custo da deslocação dos argentinos a Luanda, mas, ao mesmo tempo, interesse, com uma grande procura de bilhetes.
Em entrevista à RFI, Fernando Alves Simões, presidente da Federação Angolana de Futebol, mantém que a partida é custeada por empresários angolanos e que a democracia permite críticas a todos os eventos.
“Num país onde impera a democracia, todos são livres de fazer a sua análise, fazer as suas críticas, mesmo as vezes sem terem o profundo conhecimento daquilo que aconteceu. Aliás, o nosso ministro da Juventude e do Desporto, numa entrevista que deu, disse que foi um grupo de empresários que se juntaram e queriam estar junto a nós para trazer a seleção argentina e brindar-nos com esse importante evento na semana da nossa independência. Então, agora as pessoas são livres de fazer as suas críticas, mesmo sem saber as razões de fundo como é que a Argentina vem? Num país democrático, temos que aceitar como é em Portugal, como é em França, como é em Itália, todos criticam todos e muitas vezes sem ter razão”, disse o responsável.
Estima-se que a Argentina receba ceca de 12 milhões de euros para jogar em Angola e a isto somam-se os custos de viagem, hospedagem e segurança de mais de 80 pessoas da comitiva argentina em Luanda. Os custos podem chegar a 20 milhões de euros, segundo estimativas de algumas organizações não-governamentais que se opõem à utilização deste dinheiro para a organização deste jogo.
Para Fernando Alves Simões será uma oportunidade para que todo o Mundo tenha os olhos postos em Angola, algo importante nos 50 anos da Independência do país. e tendo em conta o amor que o país tem pelo futebol.
“Temos consciência de que todo o mundo estará com os olhos postos em Angola neste jogo. Claro que é sempre bom, não é? Os nossos jogadores vão poder mostrar a sua qualidade, a sua competência, Embora já joguem também em grandes palcos na Europa. Mas é sempre bom representar com dignidade a sua selecção”, indicou.
A venda dos bilhetes para este jogo na internet foi suspensa, devido à ciculação de possíveis bilhetes falsos na internet, e os bilhetes podem ser adquiridos na sede da Federação Angolana de Futebol e na Cidadela Desportiva.
Fonte: AN

