
A OPEP+ tem vindo a reduzir progressivamente as restrições ao abastecimento nos últimos trimestres, numa tentativa de recuperar a quota de mercado. O cartel concordou, inicialmente, em recuperar uma parte de 2,2 milhões de barris por dia da produção.
Os preços do petróleo estão a subir, mas menos do que o antecipado pelos especialistas, isto depois de este fim de semana a Organização de Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) ter decidido aumentar a oferta em 137 mil barris por dia em novembro.
Perto das 08h00 de Luanda, o brent, referencia para as exportações angolanas Subia12% para 65,25 USD. Já o WTI avançou 1,15% para 61,58 USD por barril.
O facto é que este é um aumento modesto face à produção anual e a oitava revisão em alta consecutiva, mas isto amenizou algumas preocupações sobre o aumento da oferta, embora uma perspectiva fraca para a procura provavelmente limite os ganhos de curto prazo.
A OPEP+ tem vindo a reduzir progressivamente as restrições ao abastecimento nos últimos trimestres, numa tentativa de recuperar a quota de mercado. O cartel concordou, inicialmente, em recuperar uma parte de 2,2 milhões de barris por dia da produção. Mas, os aumentos reais na produção ficaram aquém dos números apresentados.
Segundo avançou a Reuters, no curto prazo, alguns analistas esperam que a época de manutenção de refinarias, que começa em breve no Médio Oriente e obriga à paralisação destas infraestruturas, ajude a limitar os preços.
Fonte: Expansão