O município de Viana, em Luanda, vai ser subdividido para fazer nascer outros três, nomeadamente da Estalagem, Vila Flor e de Calumbo.
O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, explicou que, com a nova divisão, os distritos urbanos do Zango, vão ser elevados à categoria de município.
De acordo com o ministro, alguns dos actuais distritos serão desmembrados e integrados a outros, como é o caso do Belas, para dar lugar ao município do Kilamba.
Uma das razões para estas mexidas, avançou o governante, é a densidade populacional que estas circunscrições possuem.
Dionísio da Fonseca explicou ainda que algumas localidades de Luanda vão voltar à categoria de município, nomeadamente, Rangel, Maianga, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, entre outros, totalizando 23 municípios.
No geral, de acordo com o ministro, 162 novos municípios fazem parte da lista do país, acordo com a proposta da nova divisão político-administrativa.
O documento vai ser remetido à Assembleia Nacional para aprovação final, nos próximos dias.
A nova proposta de Divisão Politico Administrativa prevê elevar a categoria de municípios, 162 distritos e comunas no país e juntar-se aos actuais 164 municípios do país.
Para o caso de Luanda, o Ministro Dionísio da Fonseca, dá conta da criação de novos municípios como do Kilamba, da Estalagem e de Calumbo, este último que vai agregar os actuais Distritos Urbanos do Zango.
Lembrar que de acordo com o Ministro da Administração do Território Dionísio da Fonseca a proposta prevê a divisão das actuais províncias do Moxico e Cuando-Cubango, em duas e elevar para 20, o número de territórios provinciais do país.
Fonte: CK