O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizará uma visita oficial a Angola de 13 a 15 de outubro, após uma escala na Alemanha. Durante sua estadia em Luanda, Biden se reunirá com o Presidente João Lourenço para discutir o fortalecimento da cooperação em áreas de interesse mútuo, com foco especial no aumento das parcerias econômicas, proteção dos direitos dos trabalhadores e competitividade das empresas de ambos os países.
Um dos destaques da visita será a celebração do projeto de infraestrutura do G7, a Parceria para Infraestrutura e Investimento Global, que visa criar a primeira rede ferroviária transcontinental de acesso aberto em África, conectando o Oceano Atlântico ao Oceano Índico, com início no porto do Lobito. Este projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do continente.
Além disso, Biden e Lourenço tratarão de temas cruciais como a transição para energias limpas, a segurança climática, o fortalecimento da democracia e o engajamento cívico, além de discutirem questões sobre a paz e segurança regional, sublinhando o papel de Angola nas dinâmicas políticas e de desenvolvimento da África.